O ano de 2021 tem sido extremamente importante para o crescimento da eBRe e para a divulgação do Carste e das Cavernas junto a população brasileira.
No mês de maio, a Escola Estadual João Rodrigues Silva, Prudente de Moraes (MG), iniciou um projeto em parceria com a eBRe, para mobilizar e capacitar o corpo docente e discente das escolas das redes estadual, municipal e privada das cidades integrantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Sete Lagoas a respeito das Cavernas e do Carste, e a Iniciação Científica.
O projeto pretende o desenvolvimento de Mostras Científicas Escolares Contemporâneas com o tema:
Cavernas e o Carste. Você conhece?
Como uma ação integrante do Ano Internacional das Cavernas e do Carste (2021-2022), instituído pela União Internacional de Espeleologia (UIS).
Posteriormente, o projeto pretende reunir as pesquisas mais exitosas de cada escola numa Mostra Científica Regional – “CientizaR2021”, consolidando, dessa forma, o desenvolvimento da pré-iniciação científica nas escolas.
Pretende-se, ainda, incentivar a criação de “Clubes Espeleológicos” nos moldes dos Clubes de Ciências Escolares e a criação de um “Comitê Permanente de Educação para o Carste” gerido pela SRE Sete Lagoas.
A participação da eBRe iniciou com a promoção do Curso de Introdução à Espeleologia (Despertar Espeleológico) para o corpo discente e docente das escolas das cidades integrantes da SRE Sete Lagoas.
O curso aconteceu em plataforma virtual durante o período de 24 a 28 de maio de 2021.
As aulas deste curso se encontram disponíveis nos links abaixo:
Ao longo do ano o tema do projeto esta sendo trabalhado com os alunos dos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º anos).
Espera-se reunir os esforços dos alunos e professores nas Mostras Científicas Escolares e Regional, sendo que os melhores trabalhos, serão expostos durante o 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que será realizado em abril de 2022 em Brasília (DF).
Para mais informações sobre este projeto, contatar: cientizar2021@gmail.com