EMBAIXADORES DO BEM – DESPERTAR ESPELEOLÓGICO EM CONGONHAS DO NORTE (MG)

O “Projeto Cavernas Congonhas do Norte” é promovido pela Ação Social Senhora Santana em parceria com o Programa Embaixadores do Bem da Anglo American, com o apoio da Prefeitura de Congonhas do Norte, Escola Estadual Capitão Miguel Jorge Safe, Centro Cultural Tapera Real de Conceição do Mato Dentro, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Parque Estadual da Serra do Intendente (PESI) e a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe/SBE).

Este projeto de educação ambiental para os moradores de Congonhas do Norte (MG) pretende despertar o olhar da população local sobre a conservação e valorização das cavernas da região e fomentar diversas possibilidades no município, tais como, a inserção do tema cavernas nas disciplinas da grade escolar pública, a inserção de cavernas como atrativos em rotas turísticas, o desenvolvimento de parcerias com universidades para programas de pesquisa na região e, até mesmo, com vertentes profissionais de espeleologia e arqueologia.

Neste sentido, a eBRe coordenou a realização de um Despertar Espeleológico (Curso de Introdução a Espeleologia) junto a um público composto por: guias turísticos, professores, estudantes, guardas parque e gestor de unidade de conservação, além de profissionais do setor mineral.

As palestras e dinâmicas do curso ocorreram nos períodos matutino, entre as 08h30 e as 12h, e vespertino, entre às 14h30 e 18h, do dia 14 de maio, e no período matutino do dia 15 de maio. As temáticas das ementas deste curso foram conduzidas por Mariana Timo, Teresa Aragão, Carla Pereira, Bruna Oliveira, Maria Elina Bichuette e Ícaro Assis, todos membros da eBRe, que fizeram apresentações sobre os diversos temas que envolvem a espeleologia, e trocaram ideias com os participantes sobre os mesmos.

A primeira atividade de campo do projeto foi realizada no dia 21 de maio, na região do Distrito de Santo Antônio do Norte (Povoado de Tapera), próximo aos limites entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Congonhas do Norte. Foi visitada a Gruta Curral de Pedras, onde se mobilizaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica, contando com a análise do mapa espeleológico da cavidade. Além da observação dos aspectos da geologia, geomorfologia, biologia e arqueologia da área, se estimulou a reflexão sobre os impactos ambientais gerados nos arredores ou dentro das cavernas pela visitação sem orientação no local.

No dia 11 de junho, foi realizado a segunda atividade de campo, agora na região do Povoado de Extrema, situado no Parque Estadual da Serra do Intendente. Foi uma atividade de encerramento desenvolvida na Serra do Espinhaço, divisora das bacias hidrográficas do Rio Doce e do Rio São Francisco, com a visitação as grutas Furo dos Andorinhões e Arco do Planalto, para consolidação dos conceitos adquiridos e entrega de certificados.

Foi incrível a curiosidade e interação dos participantes com os temas abordados, sempre trazendo questões e dúvidas pertinentes a sua realidade. As atividades foram extremamente gratificantes a todos os participantes, com o troca de conhecimentos e experiências, que, sem dúvida, contribuiu para a formação socio-ambiental de todos!

A eBRe agradece o convite para participação neste projeto e parabeniza todos os envolvidos em sua organização e promoção!