O Programa de Capacitação em Espeleologia, promovido pela eBRe e direcionado aos membros ativos dos grupos de espeleologia regionais, teve a primeira atividade prática de sua terceira etapa: Curso de Formação de Espeleólogo Nível II (Curso Avançado de Espeleologia), realizada nos dias 28 e 29 de maio de 2022.
Esta atividade foi voltada aos inscritos concentrados próximos a região de Brasília (DF), e contou com 25 participantes do Espeleo Grupo de Brasília (EGB) e Grupo Espeleológico da Geologia (GREGEO/UnB).
Esta atividade prática foi realizada na Província Espeleológica do Bambuí, no Distrito Espeleológico de Formosa, localizado entre os córregos Salobro e Salobrão, Formosa (GO), a cerca de 80 km de Brasília (DF).
Esta região conta com diversos maciços calcários ainda pouco explorados, com registros já cadastrados no CANIE.
A fim de se avaliar a capacidade de coordenação dos participantes, um dos objetivos da Formação de Espeleólogos Nível II, os mesmos foram divididos em 7 grupos, cada qual com 5 integrantes.
Em cada grupo, havia um Tutor, reconhecido como um espeleólogo com ampla experiência e notório saber na organização e execução de atividades espeleológicas, que atuava como consultor e avaliador dos demais, a fim de garantir um bom planejamento de campo e sua subsequente execução em segurança.
A atividade foi precedida de visita a região para contato e interação com os proprietários das terras e a comunidade local, a fim de explicar a intenção das atividades que seriam desenvolvidas e obter autorizações para acessar as áreas, assim como garantir uma boa logística de campo.
Também, foi realizado sobrevoo de paramotor para gravação de imagens que serviram de guia a identificação de cavidades e ao planejamento da aproximação as mesmas.
Cada integrante dos grupos alternou a coordenação dos campos conforme os turnos matutinos e vespertinos dos dois dias, a fim de que todos os quatro tivessem a oportunidade de exercer a liderança do grupo durante a atividade e, assim, pudessem adquirir experiência e serem avaliados em seu desempenho e conduta.
Ao final, os participantes tiveram que elaborar relatórios da atividades desenvolvidas, contando com justificativas, objetivos, métodos, planejamento, resultados, discussões e conclusões da atividade.
Esta etapa prática foi muito importante para a mobilização e consolidação das informações e conhecimentos disponibilizados durante a etapa teórica.
A atividade contou ainda com a ajuda da Seção de Espeleorresgate (SER/SBE), que se manteve em sobreaviso durante a realização da atividade.
Para os outros participantes do PCE, estão sendo organizadas outras saídas de campo.
Já estão previstas uma para a região de Minas Gerais, a acontecer em Pains (MG) nos dias 17 e 18 de junho, e outra, novamente, para a região de Brasília (DF), devido a grande concentração de inscritos na região, a acontecer em Formosa (GO), entre os dias 25 e 26 de junho.
Outras atividades podem ser organizadas eventualmente, conforme demanda e organização dos participantes impossibilitados de participar das demais atividades planejadas.