A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) formalizou em abril, junto à União Internacional de Espeleologia (UIS), a candidatura do Brasil para sediar o 19° Congresso Internacional de Espeleologia, a ser realizado no ano de 2025, independente da prorrogação da realização do 18° Congresso.
Esta proposta remonta o ano de 2015, quando se pretendia celebrar os 20 anos do SPELEO-BRAZIL 2001, o 13° Congresso Internacional de Espeleologia ocorrido em Brasília (DF), primeiro realizado no hemisfério sul do planeta e na América Latina.
José Ayrton Labegalini e Nivaldo Colzato, dois espeleólogos brasileiros que nos representam na UIS, lideraram esta proposta através de uma parceria da SBE com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/CECAV), que foi chancelada pelos delegados da UIS, representantes de 55 países membros desta instituição, no mês de junho.
Confira abaixo o vídeo de divulgação da candidatura do Brasil junto a UIS a sediar o 19° CIE:
O SPELEO-BRAZIL 2025 ocorrerá em Belo Horizonte (MG) no ano em que a UIS também comemora o seu 60° aniversário de existência formal.
A SBE, junto à comunidade espeleológica nacional, pretende organizar um evento que reúna espeleólogos de todas as regiões brasileiras, para mostrar a importância das cavernas e do carste do Brasil para o mundo.