Em dezembro de 2022 a Escola Brasileira de Espeleologia da Seção de Educação e Formação Espeleológica da Sociedade Brasileira de Espeleologia (eBRe/SEFE/SBE) finalizou o primeiro ciclo completo de Cursos Especiais de Técnicas Verticais para Espeleologia.
Este curso foi idealizado para ser ministrado em 3 etapas, de forma que o conhecimento seja adquirido de forma progressiva e encadeada. São estes:
- Módulo I. Curso Básico de Técnicas Verticais para Espeleologia
- Módulo II. Curso de Equipagem Padrão para Espeleologia
- Módulo III. Curso de Técnicas de Autorresgate para Espeleologia
Cada um dos módulos possui 16 horas/aula, com o intuito de serem facilmente replicados em (e por) grupos de espeleologia no período de um final de semana, e seu conteúdo foi sistematizado em colaboração ao corpo docente da Seção de Espeleorresgate (SER/SBE), de modo serem empregadas as técnicas mais atualizadas, seguras e adequadas às cavernas brasileiras.
O primeiro ciclo completo foi possível graças a uma duradoura parceria entre o Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena (GESB), o Abismo Anhumas, o Espeleo Grupo de Brasília (EGB) e a eBRe.
O Módulo III foi realizado nos dias 5 a 10 de dezembro de 2022.
Participaram 20 alunos, sendo membros do GESB, oficiais dos Bombeiros Militares de Bonito (MS) e colaboradores do Abismo Anhumas.
As aulas teóricas e oficinas técnicas ocorreram no Centro de Treinamento do Abismo Anhumas, e aula prática na Gruta Forever (MS-117), em Bonito (MS).
As atividades foram conduzidos pelos instrutores Bernardo Bianchetti (EGB/SER/eBRe) e Kariel Araújo (EGB/SER) e pelos monitores Tiago dos Anjos (EGB/SER), Daniel Biagioni (EGB/SER) e Guilherme Pompermayer (EGB/SER).
Para aumentar o dinamismo e fixação dos conhecimentos, as aulas teóricas e as oficinas práticas foram intercaladas constantemente e as aulas práticas distribuídas em ateliês, nos quais os alunos se revezam em grupos.
Após o encerramento das atividades observou-se um significativo aumento do nível técnico, de percepção de segurança e de capacidade de lidar com situações inusitadas de todos os participantes. Estas impressões também foram notadas pelos próprios alunos, respondentes das pesquisas de satisfação.
Também, percebeu-se a necessidade de aumento da carga horária de cada um dos módulos. Está em análise a sugestão de que as aulas teóricas sejam online, podendo ser realizadas à noite, sem o deslocamento das equipes que forem ministrá-las, deixando-se integralmente o tempo do final de semana para as atividades de cunho prático.
A eBRe agradece ao GESB pela idealização do evento, ao Abismo Anhumas pelo indispensável suporte financeiro e logístico, ao CBM de Bonito pela abertura e aproximação à comunidade civil e aos instrutores do EGB pela dedicação e disponibilidade voluntária.
As atividades realizadas contribuem para o fortalecimento e crescimento da escola, principalmente devido às trocas de experiências e informações.