Entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2025, o Espeleo Grupo de Brasília (EGB) promoveu, em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), a 10ª edição do Curso de Formação de Espeleólogos Nível I, realizado na Comunidade de Extrema, Conceição do Mato Dentro (MG), na região do Parque Estadual Serra do Intendente (PESI).

Voltada a um público amplo interessado pela temática, o curso contou com XX participantes, dentre moradores do município, brigadistas, profissionais de turismo, praticantes de canionismo, e membros da diretoria do PESI e da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE).
Este curso consiste na aprendizagem teórica e prática das técnicas de exploração e regras de segurança em espeleologia, complementada pela abordagem técnica de aspectos científicos relacionados à atividade espeleológica, visando a estruturação do comprometimento dos participantes com o ambiente cárstico.
Organizado pela atual presidente do Espeleo Grupo de Brasília (EGB), Juliana Bortone, espeleóloga com nível de formação II, este curso teve carga horária total de 24 horas.
Das 16 horas de aulas teóricas, ministradas pelos membros da eBRe Carla Pereira e Mariana Timo, no primeiro dia foram abordados conteúdos relacionados a espeleologia e sua história, geomorfologia, biologia, arqueologia e paleontologia, e no segundo dia foram ministradas aulas a respeito do patrimônio espeleológico e da legislação, de noções de topografia, e de técnicas de exploração, segurança e socorro.
As 8 horas de atividades de campo foram realizadas na região do PESI, com a visita guiada às grutas Furo dos Andorinhões e Arco do Planalto, ambas formadas nas rochas quartzíticas que compõe esse setor da Serra do Espinhaço, onde foram analisados e discutidos os conteúdos ministrados na parte teórica.


Destacamos a participação dos inscritos durante as palestras e as trocas de experiência, além de seu interesse pela temática.
A realização desse curso contou com o apoio dos moradores da Comunidade de Extrema, que acolheram os participantes, disponibilizando hospedagem, alimentação e hospitalidade. Destacamos aqui a participação do morador Danilo, que disponibilizou a sua casa para a realização das palestras; de Adão Neto, membro da diretoria do PESI, que auxiliou a parte logística do curso; e de Milena, que intermediou a realização do curso junto aos moradores e ao PESI.

