O Programa de Capacitação em Espeleologia, promovido pela eBRe e direcionado aos membros ativos dos grupos de espeleologia regionais, teve suas segunda e terceira atividades práticas de sua segunda etapa, o Curso de Formação de Espeleólogo Nível I (Curso Básico de Espeleologia), realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022.
Estas atividades foram voltadas aos inscritos concentrados próximos a região de Belo Horizonte (MG).
Para os inscritos concentrados próximos a região de Brasília (DF), as atividades práticas ocorreram no dia 16 de janeiro de 2022 em Cocalzinho de Goiás (GO) na Gruta dos Ecos (GO-18).
Está prevista uma saída para a região de São Paulo (SP) no dia 06 de fevereiro de 2022.
Ainda está em organização uma quinta saída de campo, para contemplar os inscritos sem disponibilidade para participar das demais.
As atividades práticas dos dias 29 e 30 de janeiro contemplaram um circuito nas Grutas dos Túneis (MG-509), Pacas (MG-297) e Helictites (MG-180), localizadas no município de Lagoa Santa (MG), a cerca de 53 km de Belo Horizonte (MG).
As cavidades naturais subterrâneas visitadas se desenvolvem em rochas carbonáticas, na Região Cárstica de Lagoa Santa.
Apesar de não haver confirmação sobre a presença do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund nestas cavidades específicas, esta região foi berço de suas pesquisas no século XIX. Considerado o pai da paleontologia brasileira, deixou importantes contribuições também para as áreas da arqueologia e espeleologia.
O acervo de suas pesquisas se encontra em parte no Museu de História Natural da Dinamarca, em Copenhague, e parte no Museu Peter Lund, no Parque Estadual do Sumidouro (PESU), em Lagoa Santa (MG).
Participaram desta atividade participantes dos grupos de espeleologia: Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), Guano Speleo, Opilião Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE), Espeleogrupo Rio Claro (EGRIC) e Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena (GESB).
Durante as atividades foram abordados os assuntos discutidos durante as aulas teóricas, facilitadas pelos espeleólogos Mariana Timo, Luciano Faria e Juliana Timo, visto a experiência dos mesmos na incursão desta cavidade e nas informações desta região.
Nova manifestação em repúdio ao Decreto Federal nº 10.935/2022 foi realizada, visto o risco de grande ampliação de impactos negativos irreversíveis sobre o Patrimônio Espeleológico Brasileiro.
A próxima atividade acontecerá em São Paulo (SP).
Fiquem atentos às novidades do Programa de Capacitação em Espeleologia da eBRe!