8° Curso de Formação de Espeleólogos Nível I, Brasília (DF)

O Espeleo Grupo de Brasília (EGB) promoveu, em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), a oitava edição do Curso de Formação de Espeleólogos Nível I em sua sede, na Sala BA 06 do Conjunto Aquático Cláudio Coutinho, Brasília (DF).

Após a realização da etapa teórica nos dias 12 e 13 de abril de 2024, no dia 14 de abril, às 8 horas, se partiu em direção a região administrativa da Fercal (DF), para a realização da etapa prática deste curso no Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira (MONA do Morro da Pedreira).

Após a chegada, os nove participantes se equiparam e conferiram seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e tomaram o rumo em direção as cavidades naturais subterrâneas. Os alunos foram divididos em três grupos, acompanhados por seus respectivos monitores (Juliana Bortone, Pedro Pimentel, Marcilene dos Santos), para visitar as cavernas Primeira Delas (DF-33), Maracanãzinho (DF-32) e Caramujos (DF-30).

Em cada uma das cavernas, os alunos foram orientados quanto:

  • aos tipos de rocha e processos de gênese das cavidades;
  • o tipo de vegetação do entorno das cavidades;
  • as formas de aporte energético que sustentam a biodiversidade nas diferentes zonas de iluminação das cavernas;
  • as especializações morfológicas, fisiológicas e comportamentais da fauna cavernícola;
  • dentre outras questões abordadas nas aulas teóricas.

Durante a progressão, os alunos foram expostos as diferentes situações e técnicas necessárias a locomoção neste ambiente, para, após a pausa de almoço, haver uma troca de percepções e ideias entre os participantes. Após novo espaço para descobertas e contemplação do ambiente subterrâneo, se procedeu com o encerramento das atividades, com a realização de um briefing final, para troca de percepções entre instrutores e alunos.

Os trabalhos ocorreram rigorosamente conforme planejado, sem intercorrências. Os monitores tiveram uma conduta excepcional, com atuação precisa, segura e didática, contribuindo para o sucesso da saída de campo, e os alunos tiveram excelente desempenho, se demonstrando atentos às instruções, cientes dos conteúdos abordados e seguros.

A eBRe parabeniza a EGB pela iniciativa, e agradece pela confiança e parceria.