A Associação Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena (GESB), em colaboração com a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe) e a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), concluiu com êxito a 9ª edição do Curso de Formação de Espeleólogos Nível I, no estado de Mato Grosso do Sul. O curso foi realizado em duas etapas: o módulo teórico, de 22 a 26 de abril de 2024, e o módulo prático, em 29 de junho de 2024. Contando com 10 participantes, o programa proporcionou uma formação completa, com imersão nos aspectos teóricos e na prática de campo.
A formação de Espeleólogos Nível I visa capacitar os participantes nos fundamentos da exploração de cavernas, abordando técnicas de segurança e aspectos científicos relacionados à espeleologia. O curso ofereceu treino em técnicas de progressão em cavidades com diferentes morfologias e níveis de dificuldade. Os formandos ficam aptos a explorar cavidades que não exijam técnicas verticais ou de espeleomergulho, podendo também integrar equipes espeleológicas e atuar como monitores em cursos introdutórios, sob a supervisão de instrutores de nível II.
Conteúdo Programático
O curso contou com um total de 16 horas de aulas teóricas, organizadas em dez sessões, focando nos aspectos técnico-científicos da espeleologia e na didática de ensino. Foram discutidas as regras de segurança e a prevenção de acidentes na exploração de cavernas.
Módulo Teórico (22 a 26 de abril de 2024):
Ministrado à distância, utilizando as plataformas Google Classroom® e Google Meet®, os alunos tiveram acesso a materiais didáticos e aulas interativas ao vivo, conduzidas por instrutores da eBRe. Ao longo dessa fase, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre as técnicas de exploração e as normas de segurança, além de aprender sobre espeleogênese, os processos geológicos que originam as cavernas.
Primeiro dia de aula simultânea realizada através da plataforma Google Meet®.
Módulo Prático (29 de junho de 2024):
Realizado no Assentamento Campina, em Bodoquena, MS, uma região geologicamente rica e próxima ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Sob a orientação da instrutora Msc. Bruna Cordeiro e apoio dos monitores Aléxia Murgi, Meire Guedes e Tiago Sato, os alunos aplicaram na prática as técnicas de progressão aprendidas, explorando cavidades naturais da área. Durante a atividade, a Msc. Bruna Cordeiro também apresentou o contexto geomorfológico da região e a relevância das cavernas da Serra da Bodoquena, ressaltando o trabalho de catalogação realizado pelo GESB.
Turma reunida no último salão da Gruta Dona Benedita, após o momento do “minuto do silêncio”
Alice Hellman, artista-visual, praticando a espeleoarte
Aluno João Victor realizando a descida para entrada na Gruta Dona Benedita.
A 9ª edição do curso reafirma o compromisso do GESB e suas parcerias em promover a espeleologia com qualidade técnica e respeito ao meio ambiente, preparando novos profissionais para a prática segura e científica dessa atividade.