No dia 19 de agosto 2020, às 20 horas, foi realizado pela SBE a webinar com o objetivo de apresentar para a comunidade espeleológica, a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), vinculada a Seção de Educação e Formação Espeleológica (SEFE/SBE). O webinar foi realizado pela plataforma Zoom e transmitido simultaneamente pelo canal do YouTube da SBE.
O então presidente da SBE, Allan Calux, iniciou a reunião apresentando o organograma da instituição, onde destacou as seções que compõem a SBE. Após uma breve apresentação, Allan passou a palavra para atual coordenadora da seção, Mariana Timo, que iniciou sua fala fazendo um questionamento:
Porque Pensar na Educação e Formação em Espeleologia?
Em resposta a esta pergunta, a coordenadora destacou a necessidade de se definir e padronizar o que é ser espeleólogo e sua formação mínima, a dificuldade em conseguir financiamento para estudos espeleológicos, a busca de profissionais para o mercado de trabalho e a importância de abordar a espeleologia junto a comunidade.
A partir de informações disponibilizadas por Luiz Afonso Figueiredo, um dos idealizadores da escola, a coordenadora da eBRe apresentou um breve histórico de ações realizadas desde 1978, visando a consolidação das diretrizes para formalização do processo de educação espeleológica no Brasil.
Dentre as ações já realizadas pela escola, destacamos a realização da formação de duas turmas de Espeleólogo Nível I durante o 35° CBE, realizado em Bonito (MS) em 2019.
Atualmente, os membros da escola estão elaborando:
- o material didático para os cursos de Formação de Espeleólogo Nível I e II;
- um vídeo didático, em parceria com o espeleofotógrafo espanhol Victor Ferrer;
- e uma cartilha didática, para a divulgação da espeleologia junto ao público infanto-juvenil, em parceria com o Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD/SP).
Devido a suspensão de atividades presenciais, encontram-se paralisados um projeto de capacitação em espeleologia em Congonhas do Norte (MG), desenvolvido em parceria com a Anglo American, e a participação no 9° EMESP (ainda sem data prevista para realização).
No que se refere às projeções futuras, temos:
- a definição do cronograma de atividades para 2021;
- a normalização de cursos especiais (Técnicas Verticais, Topografia, Bioespeleologia, Espeleoinclusão, etc.);
- a articulação de parcerias com os grupos de espeleologia regionais e os setores público e privado;
- além da retomada da cooperação técnica assinada com a Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) em 2007.
Durante a apresentação, os membros colaboradores foram convidados a relatar sua experiência na espeleologia, o ano de ingresso na eBRe e sua linha de atuação na escola.
Para finalizar a reunião, a palavra foi aberta para perguntas dos participantes, onde foram realizados diversos questionamentos que enriqueceram o debate. Este momento foi importante também para os participantes conhecerem um pouco mais sobre a SEFE, em especial a eBRe.
A realização desta reunião é um marco importante para a SEFE/eBRe, onde os resultados de anos de trabalho e dedicação foram apresentados para a comunidade espeleológica.
Agradecemos o suporte técnico dos espeleólogos Liz (EGRIC), Davisson (ESPELEONORDESTE) e Neto (SEE) para a realização do webinar.
Agradecimento especial aos intérpretes Marcelo e Norma, que fizeram a interpretação da reunião em libras, enfatizando o compromisso da SEFE/eBRe com a Espeleoinclusão.
Importante ressaltar ainda o apoio que a Diretoria 2019-2021 da SBE tem dado à SEFE/eBRe, através do estabelecimento de parcerias para a produção de material didático e do fomento da visibilidade da seção.
Convidamos a todos que não puderam participar ao vivo da reunião virtual a acessar o canal no YouTube da SBE e assistir o webinar.