PREMIAÇÃO DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE SETE LAGOAS/MG – PROJETO CIENTIZAR

Entre os dias 24 e 28 de maio de 2021, a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe) participou um projeto em parceria com a Escola Estadual João Rodrigues Silva e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Sete Lagoas, realizando a promoção de um Despertar Espeleológico (Curso de Introdução à Espeleologia) para o corpo docente das escolas das cidades integrantes da SRE Sete Lagoas.

Esta proposta integra o projeto pedagógico denominado Mostra de Pesquisa Científica (MOPEC) – que objetiva a promoção da pré-iniciação científica dos alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio – desenvolvido desde o ano de 2016, que este ano abraçou ao Ano Internacional das Cavernas e do Carste, instituído pela União Internacional de Espeleologia (UIS).

A realização deste curso objetivou mobilizar e capacitar o corpo docente e discente das escolas das redes estadual, municipal e privada das cidades integrantes da SRE Sete Lagoas, para o desenvolvimento de Mostras Científicas Escolares Contemporâneas com o tema:

Cavernas e o Carste. Você conhece?

Esta capacitação foi complementada pela realização de um curso sobre Metodologias Científicas, ministrado pelo professor Paulo Ventura, e pela troca de experiências com o desenvolvimento de Mostras Científicas Contemporâneas entre as escolas participantes.

No total, foram capacitados 63 professores, distribuídos em 11 cidades integrantes do SRE Sete Lagoas, que trabalharam ao longo do ano junto aos discentes visando a capacitação dos mesmos a respeito desta temática, para a consolidar o desenvolvimento de pré-iniciações científicas nas escolas, através da identificação de problemas, investigação sistemática a respeito dos mesmos, proposição de soluções e elaboração de um material científico, seja ele um artigo, um painel, um vídeo, um diário de bordo.

Da Mostra Científica Regional – “CientizaR2021”, participaram 3 escolas pertencentes a regional, sendo elas:

  • Escola Estadual João Rodrigues da SilvaPrudente de Morais (MG);
  • Escola Estadual Cláudio Pinheiro de LimaCordisburgo (MG);
  • Colégio UNIFEMMSete Lagoas (MG).

Houve um total de 18 trabalhos apresentados nesta ação, que se encontram disponíveis no site do projeto CientizaR-SRE Sete Lagoas.

Os mesmos foram avaliados por uma comissão científica composta por membros externos às escolas, dentre os quais, alguns membros da eBRe. Esta avaliação intencionou a premiação dos trabalhos, que foram ponderados como destaques e primeiro lugar de acordo com cada uma das categorias abaixo:

  • A -> ao 3° ano do ensino fundamental (Anos Iniciais);
  • B -> ao 5° ano do ensino fundamental (Anos Iniciais);
  • C -> ao 9° ano do ensino fundamental (Anos Finais);
  • D -> ao 3° ano do ensino médio.

Ainda, foi estabelecida a premiação de um Primeiro lugar geral, intencionando evidenciar o trabalho que conteve maior nível técnico e caráter aplicável. A este trabalho, foi convencionada a gratificação através da concessão do credenciamento e apresentação de seu trabalho durante o 36° Congresso Brasileiro de Espeleologia, a ser realizado em abril de 2022 em Brasília (DF).

A Instituição de Ensino UNA apoiou o projeto e concedeu as medalhas de premiação, assim como ofereceu bolsas parciais aos alunos de 3° ano do ensino médio participantes deste evento, tendo abarcado os alunos da Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima – visto que era a única escola com alunos participantes deste ano de ensino.

A premiação foi realizada através de uma live, que aconteceu no dia 11 de dezembro de 2021 no canal YouTube da Divisão de Equipe Pedagógica (DIVEP) Sete Lagoas.

Dois projetos se destacaram e ficaram empatados no Primeiro lugar geral.

Um dos projetos, executado pelo aluno Pedro Henrique Felix Abreu, da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, foi orientado pela professora Josiane Cristina Rocha sob o título:

CAVERNOUS: vídeos curtos para o ensino e divulgação de curiosidades sobre as Cavernas

O trabalho consistiu na aplicação de um questionário – para balizar a seleção de conteúdos a respeito do carste e das cavernas – a fim de compartilhar de informações e curiosidades a respeito do relevo cárstico, através da divulgação de postagens e vídeos curtos nas mídias sociais. O diferencial é que o aluno criou um personagem, os roteiros e, com a utilização de ferramentas de gravação, criação, edição e produção, os materiais para divulgação de conteúdo técnico.

Projeto de construção do Cavernous.

O outro projeto, executado pelos alunos Alana Cristina, Alex Rezende, Álvaro Gabriel, Amanda Luiza, Ana Luiza Amorim, Ana Luiza França, Ana Maria Gomes, André Luis, Bruna Gabriela, David Emmanuel, Estevão Souza, Gabriela Guimarães, Giovanna Braz, João Guilherme de Souza, João Vitor de Souza, Karolina dos Santos, Luiza Ferreira, Marta Camily, Myrella Costa, Pablo de Souza e Vitória Luiza, foi orientado pelos professores Maísa Costa e Luiz Daniel, do Colégio UNIFEMM, sob o título:

Avaliação da intensidade de ruído gerado pelo tráfego rodoviário no Monumento Natural Estadual Gruta do Rei do Mato em Sete Lagoas, Minas Gerais

O trabalho apresenta consistência metodológica, com as medições realizadas a partir do uso de um decibelímetro e análise pela comparação dos resultados obtidos com o estabelecido pela Norma Técnica ABNT n° 10151 – avaliação do ruído em áreas habitáveis – para a abordagem de considerações a respeito do bem-estar animal e vegetal sob o contexto de influência de ruídos antropogênicos, a discussão a respeito da necessidade do estabelecimento dos níveis de ruídos aceitáveis em Áreas de Proteção na legislação brasileira, e a proposição de medidas para a redução do nível de ruído na MNE Gruta Rei do Mato. Este trabalho foi premiado com recurso financeiro para a sua continuidade no ano de 2022.

Exemplo dos resultados alcançados pela avaliação do ruído da rodovia no MNEGRM.

Ademais, listamos abaixo os trabalhos destaque e primeiro lugar:

Categoria A

  • Trabalho Destaque -> “Que Desenhos são esses? Porque Preservar?” – 3° ano do ensino fundamental, Escola Estadual João Rodrigues da Silva;
  • Primeiro Lugar -> “Caverna: uma viagem no tempo” – 1° ano do ensino fundamental, Colégio UNIFEMM.

Categoria B

  • Trabalho Destaque -> “Preservação das pinturas rupestres” – 4° ano do ensino fundamental, Colégio UNIFEMM;
  • Primeiro Lugar (empate) -> “Água Dura na região de Sete Lagoas” – 5° ano do ensino fundamental, Colégio UNIFEMM;
  • Primeiro Lugar (empate) -> “A construção civil no relevo cárstico em Prudente Moraes” – 5° ano do ensino fundamental, Escola Estadual João Rodrigues da Silva.

Categoria C

  • Trabalho Destaque -> “Pinturas Rupestres: o uso de modelos táteis para a inclusão de deficientes visuais em visitas a grutas e cavernas” – 9° ano do ensino fundamental, Colégio UNIFEMM;
  • Primeiro Lugar (empate) -> “Cave for all: uma alternativa de inclusão de pessoas surdas no turismo na Gruta Rei do Mato” – 8° ano do ensino fundamental, Colégio UNIFEMM;
  • Primeiro Lugar (empate) -> “Região Cárstica: conhecer para preservar” – 8° ano do ensino fundamental, Escola Estadual João Rodrigues da Silva.

Categoria D

  • Trabalho Destaque -> “Proposta de campanha de incentivo à visitação nas grutas: Maquiné, Rei do Mato e da Lapinha” – 1° ano do ensino médio, Escola Estadual João Rodrigues da Silva;
  • Primeiro Lugar -> “Cave Gnose: biodiversidade das cavernas” – 2° ano do ensino médio, Escola Estadual João Rodrigues da Silva.

Assuntos como a preservação do meio ambiente, a arqueologia, a paleontologia, a biologia, os recursos naturais, os impactos das ação antrópicas, a espeleoinclusão, o lúdico e o imaginário, e a divulgação científica permearam os temas desenvolvidos pelos alunos. Esta multidisciplinaridade alcançada demonstra as possibilidades da disseminação de conceitos sobre o carste e as cavernas na educação básica.

A eBRe parabeniza e aplaude a todas as escolas participantes e aos organizadores das Mostras Científicas Escolares Contemporâneas e da Mostra Científica Regional – “CientizaR2021” pelo excelente trabalho desenvolvido junto às suas respectivas comunidades escolares. A atuação de todos fortaleceu a divulgação do Carste e das Cavernas junto a educação de base.

Esperamos que este projeto possa ser ampliado continuamente e que as suas possibilidades não se esgotem!

À toda comunidade espeleológica, deixamos um convite:

Conheça os trabalhos e privilegie as iniciativas para a Iniciação Científica na Educação Básica!