O evento Café Espeleológico, realizado no dia 1º de novembro de 2023, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi um encontro promovido pelo Laboratório de Estudos Hidrogeológicos (LEHID) da UFMG. Reunindo diversos segmentos da comunidade espeleológica, o evento teve como propósito principal fomentar discussões sobre a preservação do patrimônio cavernícola e o papel dos espeleólogos na gestão desse a nível nacional.
A Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe) foi convidada a participar do evento e marcou significativa presença no contexto das temáticas propostas. Representada pelos membros Mariana Barbosa Timo, Dayana Torres, Carla Pereira e Icaro Assis, a eBRe apresentou-se com o objetivo de evidenciar sua relevância na formação de espeleólogos e na disseminação do conhecimento e da sensibilização da sociedade civil em relação à espeleologia e ao patrimônio espeleológico em todo o território brasileiro.
Durante o evento, os representantes da eBRe desenvolveram atividades dinâmicas entre os participantes, promovendo discussões sobre a importância da escola na formação de profissionais qualificados e conscientes das pautas acerca da espeleologia. O evento foi marcado por momentos enriquecedores de troca de conhecimentos e experiências entre os presentes, reafirmando o compromisso da instituição com a disseminação dos princípios e práticas de uma espeleologia ética e responsável no Brasil, visando sempre à conservação e valorização do patrimônio cavernícola.
Portanto, a eBRe agradece ao LEHID pelo convite, e à UFMG pela oportunidade de participação neste relevante evento.